sábado, 13 de fevereiro de 2010

FiberCity Tokyo 2050 (arquivolução RESPOSTA 3)

Anda aí um novo conceito de urbanismo... Fibercity!

"O que é uma Fibra?
Uma fibra pode ser entendida como uma organização de grãos ou de discussão. Em termos de forma da cidade é um espaço linear. As cidades contemporâneas estão cheias destes tipos de fibras, sendo um exemplo o sistema extensivo de transporte que se estende do céu para a o subsolo ao longo de qualquer conjunto urbano. Na mesma maneira, o rede de comunicação que suporta e liga a cidade é formada pela lógica da sua função, e assume uma fibra semelhante, como a configuração. Fibras são espaços com a velocidade. "
Fibra City 2050 centra-se na utilização de fibras urbanas para desenvolver uma alternativa modelo numa época de esvaziamento das cidades. Para a resolução dos problemas da cidade de Tokyo são abordadas quatro estratégias urbanas:

Urban Wrinkle é uma estratégia auxiliada pelo desenho urbano que visa melhorar e renovar lugares que se mostrem pouco atraentes tirando todo o seu potencial. São lugares lineares comparados às rugas de um rosto, onde a abundância de rugas pode ser vista como uma evidente abundância de história.

Green Finger é um planeamento urbano que converte as áreas localizadas a mais do que a distancia possível de caminhar de uma estação férrea em espaços verdes criando uma cinturão que envolve a cidade apartir dos subúrbios.

The Green Web é um projecto urbano destinado a converter uma parcela redundante da Região Metropolitana numa auto-estrada e num parque linear de forma a garantir o acesso de emergência ao centro da cidade em caso de crise, bem como fornecer espaço verde de qualidade à comunidade.


The Green P a r t i t i o n, estratégia que pretende melhorar vai melhorar o impacto de desastres naturais e criar facilidades locais através da compartimentação das super lotadas áreas residenciais no centro de Tóquio. Visto a grande ameaça à cidade é a grande probabilidade de um terramoto num futuro próximo que se espera devastador e que provabelmente poderá produzir grandes incêndios.


Cada uma das quatro estratégias urbanas pretendem alterar o carácter da cidade através da manipulação cuidadosa dos elementos lineares existentes. Deve notar-se, que estas estratégias não são apenas voltadas para um único propósito, tratam de vários objectivos, incluindo a reactivação da cidade, a reorganização residencial, a criação de áreas de mitigação de desastres e a alteração e enriquecimento dos espaços verdes.
Desafios importantes que, mais cedo ou mais tarde todas as cidades do mundo terão de enfrentar.


fonte: fibercity2050
pdf
repto ARQUIVOLUÇÃO (1) & (2)

0 comentários: