sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ECO-CITIES são viáveis financeiramente?


A recessão global abrandou os grandes empreendimentos ecológicos conhecidos por "eco-cities", ou grandes empreendimentos imobiliários que pretendem reduzir drasticamente as emissões de carbono. O atraso mais notável tem afectado um grande projecto previsto para Dongtan, fora de Xangai.
No entanto, alguns projectos como a "smart city" de Amesterdão, a cidade de Masdar, em Abu Dhabi e a "eco-city" da Alemanha Hamburg-Hanburg que estão no bom caminho e a engendrar novos trilhos nas práticas sustentáveis.


Em Julho, por exemplo, mudou-se o primeiro inquilino para Eco City Hamburg-Harburg, fora da cidade alemã de Hamburgo. O projecto, desenvolvido pela empresa de design tecArchitecture + ARUP, é marcado como um "ambiente sustentável industrial criativo". O seu objectivo é trazer a "indústria e o design em grande escala e partirem juntos numa cooperativa eco-amigável como comunidade empresarial", segundo o seu site.

A questão é: "SERÃO AS ECO-CITIES VIÁVEIS FINANCEIRAMENTE?"

Parece-me que quem olha para um retorno a curto prazo pode não ver as oportunidades. Mas, há, felizmente, investidores que apostam que os preços da energia continuarão a aumentar e haverá num futuro próximo, uma maior procura pelo espaço inteligente, verde e sustentável, porque o que todos pretendemos é um bom meio social e ambiental onde possamos habitar.

Amsterdam Smart City, fica de seguida um vídeo publicitário do que se pretendem ser os ganhos energéticos num futuro próximo:



0 comentários: