quarta-feira, 18 de novembro de 2009

HIGH LINE







"A coisa mais impressionante sobre a High Line, a antiga via férrea elevada industrial correndo ao longo do lado oeste de Manhattan, é a rapidez com que o transporta para um lugar diferente".


A High Line é o projecto público raro, que realmente cumpre a promessa do processo de planeamento inicial. O resultado acabou por superar as expectativas surpreendendo o próprio director de operações de campo.
Em 1990, a linha estava marcada como estrutura a demolir, mas um grupo intitulado por Friends of the High Line forma-se para preserva-la, notando que a natureza já estava a transformar a linha em espaço verde. Este grupo pediu então ajuda a celebridades como Kevin Bacon, Edward Norton e Diane von Furstenberg para se juntarem à sua luta para a preservação da linha, acabando por conseguir e encomendar a concepção deste arranjo paisagistico ao atelier Field Operations e aos arquitectos Diller Scofidio + Renfro.
"Nossa filosofia toda foi para ampliar as condições encontradas", diz James Corner, diretor de Operações de Campo. "Conseguimos um espaço que oferece uma experiência emocionante e distinto público, mas de uma maneira que capta o original pós-industrial."

Hoje, a High Line está ser usada a de uma forma diversificada, mais do que o próprio James Corner acreditava, embora tenha sido concebida como um jardim relativamente simples com um "passeio", o parque oferece locais para piqueniques em família, banhos de sol, com espectáculos de cabaret na escada de incêndio de um prédio adjacente.
A High Line serve como um excelente exemplo de um novo tipo espaço público que pode tomar forma em cidades de países como os Estados Unidos, Alemanha, México e Canadá - em que se utiliza a infra-estrutura abandonada e artefactos da indústria para criar espaços verdes públicos distintos, que procuram produzir um legado positivo para o que antes era uma estrutura poluente.
Uma das razões para esta mudança de atitude é o factor económico: é geralmente menos dispendiosos reinventar ruínas industriais do que remove-las: outra é que as cidades são simplesmente a falta de espaço verde.
Devemos parar e olhar para estes lugares contaminados como espaços de potencial criativo, geradores de novas formas de reabilitar.


1 comentários:

vitruvius disse...

Posso dizer que este projecto foi apresentado na Trienal de Arquitectura de 2007.
Também lhe posso acrescentar que a maquete é enorme.. mas curiosamente Elizabeth Diller foi espantosa na apresentação do projecto na altura