quarta-feira, 26 de maio de 2010

UMA QUINTA NOS CAMPOS!


Os Campos Elísios, em Paris, transformaram-se, este domingo, numa enorme quinta. Dezenas de agricultores expuseram plantas, flores, frutas e vegetais e até mesmo animais, como forma de chamar a atenção da sociedade para a crise vivida na agricultura, em França.
O evento, organizado por várias associações do sector, atraiu milhões de pessoas à capital francesa que observaram por mais de um quilómetro os vários produtos agrícolas expostos, bem como como vacas, porcos, cabras, ovelhas, entre outros animais.
Iniciativa que, para além de pioneira e de forte impacto, sossega a paranóia em que vive a maioria da população urbana... Se não vejamos, hoje, o cenário urbano mostra-se cada vez mais agressivo, não possibilitando a materialização dos desejos, a transposição entre o sonho e o real… o Homem urbano vive o seu quotidiano rodeado de elementos estranhos e, nos quais não encontra identidade, o que desencadeia um deslocamento e uma não identificação com a realidade circundante, provocando uma ausência de referências que permitem construir o território comum e a sua identificação com o espaço. Hoje, é inevitável questionar a obsessão evidente pela imagem estetizada, onde a aparência, o desejo consumista, a primazia da visão sobre todos os outros sentidos, leva a reconhecer que o ambiente em que vivemos se afasta, frequentemente, de questões que se relacionam com o Homem e as suas necessidades emocionais e sensoriais, o que se reflecte num desconforto generalizado que conduz a uma busca de espaços onde se possam completar estas lacunas e encontrar situações que propiciem a identificação e o sentimento de pertença.
Esta forma de aproximar o "urbanoide" do universo rural, para além de fornecer conhecimento empírico sobre a realidade esquecida, sensibiliza, reforça os laços com a natureza e acima de tudo liberta da paranóia.


0 comentários: