sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

STEAMPUNK TREE HOUSE

Se imaginarmos um outro tipo de árvore?! Um tipo que pode aparecer num futuro não muito distante... A memória de uma árvore leva-nos para um imaginário romântico, onde o verde se manifesta em todo o seu esplendor, no entanto ,o grupo steamtreehouse através da reutilização de materiais deu forma a uma nova espécie.
A Steampunk Tree House, como podemos ver pelas imagens, representa uma relação mutante que se mostra benéfica entre as pessoas e a natureza. Esta "casa da árvore" é construída com madeira reciclada, componentes mecânicos e aço.
Numa época em que a preocupação com a reutilização, a redução e a reciclagem são o mote de vários debates, parece-me necessário destacar este tipo de trabalhos que de forma experimental podem ter um papel didáctico sobre a sociedade.
Como as crianças, nós subimos às árvores! Seja por diversão ou como um refúgio da nossa vida terrestre, os braços acolhedores de uma árvore sempre ofereceram um pouco de desafio, uma sensação de realização, de segurança, segurança e bem-estar.
Como adultos, sabemos que a nossa relação com o mundo natural é cada vez mais artificial. As actuais florestas estão a desaparecer. O clima está a mudar e as nossas relações sociais são cada vez mais superficiais.
Ao olharmos através das coisas que compramos,damos conta que estamos cada vez mais desligados do nosso ambiente e de uma conexão social genuína.
A Steampunk Tree House pode, certamente, lembrar as pessoas de um tempo mais simples, mais inocente. Pode servir como um lembrete da infância, e um exemplo de como os seres humanos podem viver em harmonia com a forma artificial da natureza.
No entanto, a árvore também pretende inspirar o pensamento crítico por parte dos seus moradores, incentivando os seus habitantes a reconsiderar a relação, muitas vezes paradoxal entre o homem e o ambiente do qual fazemos parte.


0 comentários: