quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Work AC - Edible Schoolyard

Edible Schoolyard - traduzido "pátio da escola comestível"

O atelier WorkAC em colaboração com o Edible Schoolyard NY e a Alice Waters’ Chez Panisse Foundation conceberão uma nova escola que irá fornecer aos jovens nova-iorquinos uma experiência de aprendizagem diferente. O projecto possui uma série de sistemas sustentáveis interligados que produzem energia, onde a água da chuva é recolhida, processa-se à compostagem de resíduos tornando a infraestrutura auto-sustentável em vários aspectos.
O coração do projecto é a cozinha que funciona como sala de aula, onde cerca de trinta alunos poderão preparar e saborear as suas refeições juntos. A parte central está coberta por uma estrutura móvel que dependendo da época de cultivo poderá servir de estufa ou de abrigo de forma a permitir que as crianças possam cuidas das plantas.

Existe a perfeita consciência de que hoje, a sociedade é regida por novos comandos, por uma tecnologia computorizada que invade o nosso espaço pessoal, que tem substituído os livros por ebooks, referências bibliográficas por hiperligações, a ida à biblioteca por pesquisas na internet, dando azo a uma transformação, social, educacional e económica… Deste modo, este trabalho é uma óptima forma de introduzir métodos sustentáveis na vida das crianças construindo uma consciência ecológica de uma população eminentemente urbana, que garanta o usufruo de produtos agrícolas de qualidade sem prejudicar o ambiente às gerações de hoje e às de amanhã.

fonte:WorkAC

0 comentários: